MCCE apresenta propostas para reforma política em reunião na OAB Paraná

OAB Paraná

 

A secretária-geral adjunta da OAB Paraná, Iverly Antiqueira Dias Ferreira, e os integrantes da Comissão de Responsabilidade Social e Política da OAB Paraná, presidida pela advogada Zuleika Giotto, receberam nesta quarta-feira (8) o diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Marlon Reis, que apresentou as propostas defendidas pelo movimento para a reforma política. A reunião teve a presença do Instituto Atuação. 

Entre alguns tópicos apresentados por Marlon Reis estão a questão do financiamento público de campanha e a reforma do processo eleitoral, por meio da eleição proporcional em dois turnos, o que configura um novo modelo de sistema eleitoral que mescla a adotação da lista fechada e o voto nominal. De acordo com Reis, no primeiro turno seriam definidos os números de cadeiras conquistadas por cada partido e no segundo turno quais candidatos da lista conquistariam estas cadeiras, sendo que nesta etapa concorrem apenas o dobro de candidatos ao número de cadeiras conquistadas por partidos no primeiro turno.

A secretária-geral adjunta da OAB Paraná e a Comissão de Responsabilidade Social se comprometeram a levar ao Conselho as propostas apresentadas, além de promover o debate junto aos advogados.  Integram a Comissão de Responsabilidade Social e Política os advogados Veronica Matulaitis Ratuchenei, Aline da Silva Barroso e Rômulo Augusto Araujo Bronzel.

OAB Paraná.
Esta matéria possui 2492 visualizações.




Comentário(s):